segunda-feira, 21 de abril de 2014

FUNGO DO TRIGO PODE CAUSAR FOME MUNDIAL SEM PRECEDENTES


 De acordo com reportagem do Jornal "The Independent", os cientistas estão enfrentando uma real ameaça da propagação em todos os continentes de esporos de um fungo que pode levar à fome global, destruindo a safra de grãos, principalmente de trigo.
   A produção de trigo é a segunda mais importante do mundo, ficando atrás apenas da produção de arroz. Segundo a reportagem do "The Independent", essa doença fúngica, caso não seja exterminada rapidamente, poderá devastar a colheita mundial de trigo.
  O fungo, conhecido como "ferrugem do trigo". também chamado de "a poliomielite da agricultura", se espalhou da África para a Ásia do Sul e Central , Oriente Médio e Europa, com perdas desastrosas para as safras. Mutações desse fungo têm sido detectadas na América Latina. Especialistas em segurança alimentar mundial reuniram-se no México no mês passado para discutir essa ameaça.
   O grande perigo dessa doença reside em sua capacidade de causar uma destruição em larga escala e num período de tempo curtíssimo. Os esporos do fungo são transportados pelo vento e cada um desses esporos é capaz de iniciar uma nova infecção na plantação de trigo.
  Pesquisadores britânicos indicam que quase a totalidade das variedades de trigo na África estão atualmente vulneráveis à doença. No ano passado, a Alemanha teve o primeiro surto

de ferrugem do trigo em mais de 50 anos. Na Etiópía, no final do ano passado, os agricultores mais afetados perderam até 70% da safra .
   Essa doença não é nova. Uma grande epidemia dela se espalhou por todo o cinturão de trigo da América do Norte na década de 1950 e causou a destruição de até 40% da safra. Porém, têm sido detectadas mutações no fungo, o que, quando é associado aos constantes desequilíbrios climáticos que o planeta atravessa, torna esse epidemia uma real ameaça de fome mundial.
   Estamos bem diante do cumprimento dos sinais do princípio de dores. Dois desses sinais são fome peste [Mateus 24:7]. Já em Apocalipse 6:6, o trigo é citado diretamente como um dos alimentos que, no tempo do fim, sofrerá um aumento substancial. Sem dúvidas, tudo isso já vem ocorrendo ao longo da História. No entanto, o que torna esses eventos "sinais" é sua abrangência, suas consequências e sua notoriedade. Que estejamos atentos.
FONTES:
The Independent

RT
PO

Sem comentários:

Enviar um comentário